terça-feira, 18 de abril de 2017

O Deputado Wladimir Costa do SD do Para

O Deputado Wladimir Costa do SD do Para

Wladimir Afonso da Costa Rabelo (Belém, 16 de janeiro de 1964) é um empresário, cantor, compositor, apresentador de TV, político e radialista brasileiro atualmente filiado ao Solidariedade. Exerceu quatro mandatos de deputado federal pelo Pará, sendo o último conquistado através da quota partidária.

Biografia:

Sua atuação como parlamentar é marcado pela excentricidade como o projeto do dia do professor de dança, assim como por não ser assíduo, por ter faltado a 70% das 174 sessões deliberativas do início de 2015 até a metade de 2016. A maioria das faltas foi justificada como licença médica para tratar de problemas em sua coluna, enquanto outras 24 não tiveram justificativas. Tal artifício é pouco questionado na Câmara Federal, o que permitiu ao mesmo ser um dos políticos paraenses que mais faltou. Ficou marcado pelas cenas cômicas durante sessões decisivas na Câmara. Durante um discurso sobre o reajuste do salário minimo, de posse de um saco contendo 1 kg de farinha de mandioca, derramou-a em plena tribuna.
Durante o Processo de cassação de Eduardo Cunha, fez parte da chamada tropa de Cunha defendendo-o no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados do Brasil.
Em 14 de junho de 2016, mudou seu voto assim que a derrota de Cunha se tornou irreversível com o voto da deputada federal Tia Eron, do PRB da Bahia.
Em 8 de julho de 2016, teve seu mandato cassado pelo TRE do Pará por suspeita do uso de caixa dois na sua eleição à Câmara e por não ter prestado conta de gastos de campanha que somam R$ 410 mil. Como a decisão é em primeira instância, Costa ainda poderá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso a sentença se confirme, o deputado ficará inelegível por oito anos.