terça-feira, 18 de abril de 2017

O Deputado Éder Mauro do PSD do Pará

O Deputado Éder Mauro do PSD do Pará

Éder Mauro Cardoso Barra, mais conhecido como Delegado Éder Mauro (Belém, 14 de dezembro de 1960), é um delegado de polícia e político brasileiro.
Delegado de segurança pública no estado do Pará, disputou pela primeira vez uma eleição no ano de 2014, para deputado federal pelo Pará. Filiado ao Partido Social Democrático (PSD), foi eleito com 265 983 votos. Assumiu o mandato em fevereiro de 2015. 

Processos criminais:

Responde, desde 2009, pelo crime de tortura, conforme o Processo nº 0017859-70.2009.8.14.0401, que tramitava na Justiça Estadual, e que após sua eleição como deputado migrou para o Supremo Tribunal Federal (STF), atrasando o julgamento.
Não é a primeira pendência do mesmo junto ao STF. Mauro também é investigado por suspeita de extorsão em outro caso e é réu num processo por ameaça. O delegado e mais cinco policiais a ele subordinados são acusados de torturar, ameaçar e extorquir uma senhora, a pedido do então prefeito de Santa Izabel do Pará, Mario Kato (PMDB). Sob mira de fogo, a mulher e dois filhos receberam ameaça de morte, ao que a promotoria chamou de "trama abjeta" orquestrada pelo deputado-delegado e o prefeito.

Fraude em vídeo:

O delegado responde também outro processo no comitê de ética por editar e divulgar um vídeo adulterado onde tentou denegrir a imagem do deputado federal Jean Wyllys, distorcendo a fala do deputado numa sessão de CPI da câmara.