quarta-feira, 8 de março de 2017

O Senador Flexa Ribeiro (PSDB) do Para

O Senador Flexa Ribeiro (PSDB) do Para

  • Fernando de Souza Flexa Ribeiro (Belém, 12 de setembro de 1945) é um engenheiro civil, empresário e político brasileiro.
Carreira profissional:
  • Flexa Ribeiro é graduado em engenharia civil pela Universidade Federal do Pará e é um empresário da construção civil, tendo sido muito influente durante os governos de Almir Gabriel/Simão Jatene.
Presidiu o Sindicato da Indústria da Construção do Estado do Pará (Sinduscon/PA) e a Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa). Também é diretor da Confederação Nacional da Indústria.

Carreira política:
  • Co-fundador do PSDB, Flexa foi candidato ao Senado em 1994 ficando em quinto lugar - com 205.714 votos. Já em 2002, foi eleito o primeiro-suplente do senador Duciomar Costa (PTB) na chapa deste, o qual tinha Everaldo Siqueira Moreira como o segundo-suplente.
Quando Duciomar foi eleito em 2004 prefeito de Belém, renunciou ao seu mandato de senador e Flexa assumiu definitivamente no dia 11 de janeiro de 2005 a vaga deixada por ele até 1 de fevereiro de 2011.
  • Um dos projetos mais polêmicos de Flexa como senador é o PL 6424/05, que prevê a utilização de espécies exóticas (palmáceas) na recuperação de áreas já degradadas em propriedades rurais.Foi reeleito senador pelo PSDB nas eleições no Pará em 2010 com 1.817.644 votos (29,24% dos válidos).
Prisão temporária:
  • Pouco depois da vitória de Duciomar a prefeito de Belém, Flexa foi preso em 4 de novembro de 2004 pela Polícia Federal na chamada Operação Pororoca. Havia sido acusado de participar através de sua empresa, a Engeplan, de um esquema de fraudes em concorrências públicas, desistindo de uma licitação para beneficiar outra. Foi solto 4 dias depois.